Insights do tratamento da dor crônica - Modelo biopsicossocial
- lucianaggoncalves
- 9 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2024

Modelo biopsicossocial?
A dor é muito mais do que uma simples sensação física; é um estado mental complexo.
Para entendermos o que é dor, precisamos entender vários aspectos da fisiologia humana e vários outros fatores que podemos deixar passar despercebidos: que são os fatores educacionais, sociais, cognitivos (e outros!)
Quando consideramos que dor também envolve os fatores educacionais, sociais e cognitivos estamos falando do modelo biopsicossocial para entendimento do processo de dor.
No contexto do modelo biopsicossocial, cada vez mais reconhecido na medicina, sabemos que existe uma conexão desses elementos na vivência da dor e no seu tratamento.
Portanto, o modelo biopsicossocial considera a dor não apenas como uma resposta biológica, mas como um fenômeno multidimensional que compreende aspectos físicos, psicológicos e sociais.
Esta abordagem holística reconhece que elementos como crenças individuais, experiências anteriores, contextos sociais e emocionais podem influenciar a percepção e a manifestação da dor de forma bastante significativa.
Dessa maneira, os fatores biopsicossociais exercem um impacto significativo sobre os pacientes, afetando sua maneira de lidar com crises e situações adversas.
Comportamentos desadaptativos, como a baixa autoeficácia, hiper vigilância à dor, evitação de movimentos e visão negativa dos sintomas dolorosos, podem modular de forma disfuncional o cérebro e as outras vias que transmitem a dor, intensificando e prolongando a dor, tornando-a mais intensa, prolongada e complexa de tratar.
Os fatores educacionais, sociais e cognitivos levam a uma maior ativação de áreas cerebrais relacionadas à dor e geram uma sensibilização aumentada perante o quadro doloroso.
Essa visão ampla da dor mostra como os fatores biopsicossociais impactam não só a experiência dolorosa, mas também a saúde geral do indivíduo.
Para construir saúde, é preciso um olhar atento para vários aspectos da sua vida!
Com carinho, Dra Luciana Gonçalves
Comments