COMO O MÉDICO AVALIA A DOR
- lucianaggoncalves
- 9 de out.
- 2 min de leitura
Saber como o médico especialista em dor avalia a sua dor fará com que a sua jornada de saúde seja mais tranquila e sem dúvidas.
Um paciente quando procura um médico especialista em dor já imagina que o mais importante é a solicitação de exames. Mas muitas vezes o quadro clínico já pode ser elucidado durante uma boa consulta médica, sem a necessidade de exames.
É importante lembrar que eles são o último passo de uma consulta médica, podendo até mesmo não ser necessário.
Uma boa medicina começa quando o paciente está no centro do tratamento - é preciso ouvir e examinar cuidadosamente.

Então vamos ao passo a passo do que você deve esperar em uma consulta com um médico especialista em dor?Tudo começa com uma história clínica detalhada: quando começou, como é a dor, o que piora e o que melhora a dor, qual é o impacto da dor no sono, humor, trabalho e vida social.
O médico vai aplicar as escalas de avaliação da dor (que pode ser a escala numérica em adultos ou de faces principalmente para crianças). Existem alguns questionários em que é possível avaliar as características específicas da dor e outros parâmetros importantes como a funcionalidade.
Fatores emocionais e comportamentais, como a ansiedade, o medo, a catastrofização, sinais de depressão ou estresse crônico devem ser avaliados com cuidado, pois modulam a experiência dolorosa.
A seguir deve ser realizado o exame físico. Esse exame físico pode ser direcionado ao local da dor ou pode ser um exame físico global. Neste momento é importante comentar que o ideal é que você esteja com uma roupa confortável que permita uma boa mobilidade.
Por fim, se necessário serão solicitados os exames complementares. Esses exames são os exames laboratoriais e os exames de imagem, como o RX, a tomografia e a ressonância. Alguns outros exames, menos conhecidos também podem ser solicitados, como eletromiografia (estudo neurofisiológico).
Pronto, essa será a sua jornada inicial no consultório do médico especialista em dor. A partir da primeira consulta vocês andarão juntos na busca por uma vida sem dor.





Comentários