top of page

O olhar além da doença

  • lucianaggoncalves
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

Hoje atendi uma paciente que me chamou atenção pela dificuldade que ela vem enfrentando na sua jornada de adoecimento.


Essa paciente especificamente foi diagnosticada com um câncer de mama, enfrentou a doença com quimioterapia, cirurgia, radioterapia e atualmente (2 anos depois do diagnóstico) ela segue em uso de terapia hormonal.


Um desses medicamentos afeta diretamente as articulações, provocando dores. E foi por esse motivo que ela me procurou: atualmente está sofrendo com uma dor importante no joelho. E ela me disse a seguinte frase: "eu tenho 49 anos mas me sinto com 60".


Bom, eu poderia ficar em consulta com ela umas 4 horas eu não dividiria tudo que eu gostaria de dividir. São muitas camadas sobre o adoecimento e muitas camadas sobre a saúde que merecem ser faladas. E, para minha surpresa, muitas coisas que eu falei com ela, ou ela não sabia ou se tratava de um assunto que não tinha sido totalmente esclarecido anteriormente.


Como paciente de câncer de mama eu percebi que, como médica eu tenho o privilégio de ter um olhar global sobre a minha própria jornada de saúde e de adoecimento.

Estou armada de conhecimento, para enfrentar e para modificar a minha própria jornada, buscando saúde global e qualidade de vida.

E porque os pacientes não podem ter as mesmas armas que eu tenho para lutar? Bom, ao longo desses 15 anos como médica eu venho percebendo que, mesmo que os pacientes estejam bem acompanhados com bons médicos assistentes, o conhecimento que chega até eles ainda é um conhecimento raso ou desorganizado.


Nós médicos temos a tendência que não esclarecer detalhes por achar que o paciente não vai entender ou não é importante.


E digo mais: ter o olhar além da doença, o olhar focado na saúde. Esclarecendo todas as etapas dessa jornada é o que falta na medicina que se pratica hoje.


No final da consulta, o joelho estava sem dor.


E mais importante do que isso, ela teve muitos insights de como deve ser uma jornada pela busca da saúde e todas as camadas que precisamos cuidar, tratar, olhar.


Não podemos consultar joelhos, temos que consultar pessoas ❤️

Comentários


Fale conosco pelo WhatsApp
  • instagram
bottom of page