A ligação inesperada entre dor crônica e saúde mental (e o que você pode fazer a respeito)
- lucianaggoncalves
- 14 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2024

Estudos sugeriram que existe uma forte ligação entre dor crônica e saúde mental, especialmente depressão e ansiedade. A dor crônica afeta a qualidade de vida dos pacientes, interrompendo suas atividades diárias e reduzindo sua capacidade de trabalhar e manter relações sociais. Isso pode levar ao sentimento de frustração, tristeza e desesperança, que podem evoluir para depressão ou ansiedade ao longo do tempo.
Já foi comprovado pela ciência que a dor crônica pode levar a alterações no sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos, o que aumenta a intensidade da dor e afeta muito a regulação do humor dos pacientes.
Isto pode agravar ainda mais o risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental em pessoas com dor crônica.
Da mesma forma, também já foi comprovado pela ciência que a depressão e a ansiedade podem piorar a dor crônica, aumentando a sensibilidade aos estímulos dolorosos e tornando mais difícil o manejo da dor crônica.
O que você pode fazer a respeito? Primeiramente, saiba que nós não estamos num beco sem saída. Felizmente, existem vários tratamentos disponíveis para controlar a dor crônica e melhorar a saúde mental.
Mas para chegar aos tratamentos, inicialmente você precisa ter consciência que as duas condições de saúde podem estar ligadas
e, principalmente, não tenha preconceito para falar sobre saúde mental!
Já no campo dos tratamentos, podemos citar a psicoterapia, o uso de medicamentos e claro: mudanças no estilo de vida.
Descobriu-se que intervenções psicossociais, como a terapia cognitivo-comportamental, são eficazes na redução da dor e na melhoria da saúde mental em pacientes com dor crônica.
Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos também podem ajudar a controlar problemas de saúde mental decorrentes da dor crônica, além de atuarem como bons adjuvantes no tratamento da própria dor. Mudanças no estilo de vida, como exercícios e meditação consciente, também melhoraram a dor crônica e a saúde mental.
Em resumo, a ligação entre a dor crônica e a saúde mental é complexa. Os pacientes com dor crônica e os médicos assistentes devem dar atenção à sua saúde mental.
Se você achou que esse texto fez sentido, procure ajuda de profissionais de saúde licenciados, recorra a opções de tratamento adequadas e comunique-se com seus entes queridos.
É possível tratar ambas as condições e é possível se sentir melhor!
Fontes:
Source: "Chronic Pain and Mental Health Often Interconnected" by the American Psychiatric Association.
Source: "Untangling the Ties Between Chronic Pain and Mental Health" by Neuroscience News.
Source: "Chronic pain and mental health: integrated solutions for global healthcare" by Brandon A. Kohrt, James L. Griffith, and Vikram Patel.
Com carinho, Dra. Luciana Gonçalves
Comments